Descrição textual (até 2800 caracteres)
Necessidades básicas: Habitação, economia de energia e água e revitalização ambiental.
Revitalização de Brownfield para construção sustentável de conjunto habitacional de interesse social, contemplando otimização de recursos naturais, acessibilidade, atendimento à comunidade e geração de recursos através de sistemas de reciclagem de resíduos e águas desde a implantação do empreendimento.
O projeto enquadra-se no programa de revitalização urbana do Eixo do rio Tamanduatehy, que na próxima década será o centro econômico de Santo André.
Revitalização ambiental:
- Análise ambiental e eletromagnética dos campos telúricos mostram a presença pontual de resíduos enterrados e alteração da qualidade das águas subterrâneas por interferência do fluxo subterrâneo de montante já contaminado. Medidas remediadoras previstas incluem a remoção do foco de resíduos, não utilização de águas de nascentes para consumo e bombeamento e tratamento das águas subterrâneas contaminadas.
O projeto contempla:
- Implantação anterior ao início das obras de usina de reciclagem de resíduos de construção para reaproveitamento de material da região para processamento e transformação em agregados para a construção.
- 3 blocos de edifícios com 7, 9 e 12 andares, totalizando 186 apartamentos (744 habitantes), estacionamento para 65 veículos, play-ground, áreas verdes.
- A unidade de habitação compreende: sala de estar, cozinha, 2 dormitórios, banheiro e área de serviço. Corredores de interligação dos apartamentos com áreas coletivas e caixa de escadas que atendem a norma do Corpo de Bombeiros.
- Proporções áureas como instrumento para definição dos espaços.
- Construção racionalizada utilizando alvenaria estrutural armada com blocos de concreto de 14x29x19cm, lajes de painéis e vigas baldrame de concreto.
- A orientação dos blocos, sua disposição e recuos foram definidos para obter o máximo de aproveitamento da luz solar, possibilitando ventilação cruzada em todos os ambientes, gerando economia de energia e conforto ambiental.
- Acessibilidade da unidade habitacional e de todo o conjunto.
- Sistema de reuso com unidades de águas servidas e águas pluviais, reciclagem de materiais e aquecimento de água por energia solar e para operação sustentável nos aspectos econômico, social e ambiental
- Atendendo reivindicações da população local, na área pública do terreno sob o viaduto, estão previstos centro comunitário do bairro, centro da juventude, usina de reciclagem de resíduos, compostagem, horta e anfiteatro ao ar livre.