Estrutura: Todo o edifício (pisos, tetos, paredes e demais elementos estruturais) será construído em painéis pré-fabricados em compósitos estruturais (é sinônimo de fibra de carbono Ou é genérico?), por suas características com maiores valores de resistências à fadiga e à corrosão, facilidade de obtenção de peças com geometrias diversas e seu baixo peso final, características fundamentais ao projeto e as condições de construção.
Os painéis terão paredes em compósitos estruturais recheados com isolante térmico e acústico (lã de rocha ou outro) (Rafael falou em sanduíche de sílica embalada à vácuo) e serão laminados externamente na cor escolhida.
O dimensionamento e definição final da composição dos materiais será no desenvolvimento do projeto executivo.
Fundações: Segundo as informações divulgadas pela coordenação do concurso, a antiga EACF estava assentada sobre terraço marinho soerguido, de sedimentos marinhos de seixos de rochas vulcânicas, muito resistentes. O embasamento rochoso é muito favorável, A ausência de “permafrost” no sítio da EACF ajuda a evitar a subsidência, mas deslocamentos laterais são fortes e frequentes. Contenção lateral profunda (até 1 metro) do perímetro é a solução indicada como adequada. Porém, quando da execução dos projetos executivos, deverá ser verificado e, se for o caso, elaborada nova solução.
Acabamentos internos: Tetos, pisos e paredes, receberão acabamentos fixados sobre os painéis pré-fabricados adequados ao uso e possibilitando conforto visual e tátil adequados, de forma que poderão ser substituídos ao longo dos anos, incorporando novas tecnologias e estéticas.
Aberturas: As grandes aberturas são parte importante no partido adotado, possibilitando a visibilidade para frente e também para cima a partir dos ambientes. O vidro externo estará nivelado e perfeitamente vedado as paredes, impossibilitando o acumulo de neve ou água e a possível formação de gelo. Todas as aberturas contarão com sistema de fechamento total, controlado pelo usuário, possibilitando a passagem de 0 a 100% de luz natural no ambiente.
Notas:
- Entendemos ser desnecessário um espaço para Lan House, como especificado no Termo de Referência, porém deixamos em cada os dormitório possuem bancada com 2,80 x 0,45 m, com gaveteiro central, que permite o uso de PCs ou Notebooks pessoais. Deixamos também Está previsto em um dos lados da biblioteca espaço para alguns PCs de uso coletivo.
- Não previmos foi previsto um “Hall da sala de secagem” como especificado no TR, para as pessoas que chegarem a Estação pelo Heliponto (acesso superior), que poderão acessar diretamente o conjunto da sala de estar / jantar, cozinha e padaria, que poderão abastecer com café e chocolate quente quem chega.
- A padaria, com balcão e bancos para a sala de estar/jantar atenderá a função de bar especificada no TR.