Na primeira fase do processo, após a recolha de toda a informação necessária, levantamento topográfico, recenseamento actualizado da população a realojar e legislação aplicável, promoveram-se consultas ao Instituto Nacional de Habitação, organismo do qual depende o financiamento da obra. De acordo com as indicações ali recebidas o projecto foi evoluindo até à actual proposta.
A organização dos blocos foi dando origem a alguns vazios que tratados como pátios/jardim funcionaram como prolongamento das habitações, um pouco ao gosto da comunidade.
No interior das habitações, para além de uma escolha criteriosa dos acabamentos, seleccionados segundo as suas características de resistência, qualidade e forma (ex: utilização de um pavimento único auto-alizante ou, em alternativa, marmorite), desenvolveu-se um esquema de contiguidade dos espaços comuns, formalizado na estreita “intimidade” entre a cozinha e a sala.
O papel de parede aplicado nas salas servirá, a par da cor exterior, de elemento identificador de cada tipologia numa tentativa de diluição do conceito uniformizador de habitação tipo."
Coordenação de gabinete – Jorge Maia arq. paisagista
Coordenação e autoria do projecto e arquitectura – João Pestana e Luís Caldeira Arqs.
Colaboração Proj. de arquitectura
Humberto Costa arq.
Joana Mesquita arq.
Tiago Gonçalves arq.
Arquitectura paisagista – Jorge Maia arq. pais.
Medições e orçamento – Humberto Costa arq.
Especialidades – António Pedro Alves eng.º