Casa Gerson
Com um programa de necessidades direcionado a uma família de classe média, o projeto da Residência Unifamiliar desenvolveu-se a partir da busca por uma linguagem arquitetônica livre de excessos e adequada as condições climáticas e circunstâncias culturais da região. Inspirada no Estilo Internacional, a volumetria segue linhas modernistas. A distribuição dos espaços internos foi realizada racionalmente de modo que estes pudessem ter maior integração possível com exterior da edificação. No intuito de proporcionar uma relação harmoniosa com a paisagem local, o projeto mescla materiais regionais no revestimento com o sistema construtivo convencional: alvenaria e concreto armado.
Localizado no Bairro do Altiplano, o Condomínio Residencial Cabo Branco é um dos condomínios horizontais pioneiros em João Pessoa/PB. A partir da percepção do crescimento desta tipologia organizacional de moradias na cidade, optou-se por um terreno de 360m² no Cabo Branco Residence Privê para a implantação deste projeto executivo de arquitetura residencial unifamiliar.
O partido arquitetônico adotado, inspirado no Estilo Internacional, busca uma linguagem adequada ao clima e as peculiaridades culturais da região. Livre de excessos utilizando matérias regionais e sistema construtivo convencional de alvenaria e concreto armado, o projeto da residência insere-se harmonicamente na paisagem local. Sua volumetria parte de formas simples que, ora se interceptam, ora se sobrepõem, traduzindo externamente suas funções internas.
Projetada para uma família classe média, formada por quatro pessoas, casal com dois filhos, a residência de dois pavimentos possui 282m² e um programa de necessidades que se distribui em três áreas: social, intima e serviços.
A área social, localizada no térreo, é composta pelo terraço, terraço/garagem para dois automóveis e salas de estar e jantar. As salas possuem pé - direito duplo, integrando-se a área intima através do mezanino, e ao terraço/garagem através de esquadrias de piso a teto que podem se abrir completamente, unindo os ambientes.
O mesmo efeito de ambiente integrado que as esquadrias geram no térreo, ao unir as salas ao terraço/garagem, repete-se no pavimento superior, entre o mezanino e a varanda. A integração desses ambientes proporciona a edificação um amplo conforto térmico, pois permite a ventilação cruzada, e uma generosa iluminação em todo o interior da casa.
O quarto de hóspedes/estudo localiza-se em uma zona intermediária entre a área social e de serviços. O banheiro de visitas, ao lado do quarto de hóspedes/estudo possui dois tipos de aproveitamento: lavabo e suíte.
O bloco de serviços, composto pela cozinha, dependência de empregada e área de serviços localiza-se na porção posterior da casa, no pavimento térreo. A cozinha, por suas dimensões generosas, remete as cozinhas tradicionais nordestinas e exerce também a função de copa.
No pavimento superior encontra-se uma área mais reservada, constituída de um mezanino com função de sala intima, um grande terraço voltado para o leste, proporcionando o largo sombreamento e ventilação da edificação.
Projeto - Habitação Unifamiliar
Arquitetura - Kleimer Martins e Márcio Lucena
Local - Cabo Branco Residence Privê . João Pessoa/PB
Ano Projeto - 2004
Ano Construção - 2005
Área do Terreno - 360,00m²
Área de Construção - 282,00m²
Tipologia - Térreo + 01 Pavimento
Fotos - Kleimer Martins
Edição Fotos - Max Brito