Porto Olímpico
Rio de Janeiro-RJ, 2011
Proposta para transformação da Zona Portuária do Rio de Janeiro em um bairro para receber visitantes, árbitros, mídia e atletas durante os Jogos Olímpicos de 2016. Após a realização dos jogos a infra-estrutura seria convertida para apartamentos, hotéis, escritórios e área de eventos. O legado seria a renovação dessa região do Rio que tem história importante mas que hoje apresenta uma série de problemas urbanos. O projeto se diferencia por conta da proposta de parque e espaço de uso público no térreo de boa parte do conjunto. Para dar conta do porte da intervenção o projeto foi desenvolvido por equipes multidisciplinares de alguns escritórios de Curitiba: Estudio 41, Atelier UM+D, N8Studio e uma série de consultores.
Equipe:
Arquitetos: Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Rosa, Dario Corrêa Durce, Gustavo Utrabo, Juliano Monteiro, Pedro Duschenes, Adriane Nunes, Felipe Sachs, Thiago Maoski
Estagiário: Moacir Zancopé Junior
Consultores: Eng. Jeferson Andrade Rezende (Estrutura), Arq. Alexandre Ruiz da Rosa, Arq. Sergio Fernandes Tavares (Conforto), Arq. Alessandro Filla Rosanelli (Paisagismo), Arq. Carlos Garmatter Neto (Acessibilidade)