Um convite à reflexão.
É a que se propõe a série de três pavilhões em madeira idealizados por este projeto. Como uma pequena contribuição às atividades do ANO INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE (ONU – 2010), o trabalho busca chamar a atenção para a relevância do tema, enfocando o papel do homem na proteção e manutenção do meio ambiente e de todas as suas formas de vida.
“Você é parte da rica diversidade da natureza e tem o poder de proteger ou destruí-la”. A mensagem divulgada pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) foi o ponto de partida para a materialização da ideia: os pavilhões configuram três ambientes distintos cuja espacialidade se altera gradualmente com o propósito de despertar no visitante que os percorre a consciência ambiental e a tomada de responsabilidade pela preservação da biodiversidade.
A sensível redução dos recursos naturais e os danos, em grande parte irreversíveis, ao nosso planeta, fruto das atividades humanas, torna cada vez mais urgente a necessidade de adotar medidas voltadas a minimizar ou eliminar esses impactos e, ainda, promover a economia de matérias-primas, recursos naturais e energia. Essa questão norteou a escolha da madeira como material construtivo por se tratar de matéria-prima renovável, despender menos energia em sua produção e desempenhar papel fundamental no processo de estocagem de carbono.
A padronização no desenho dos elementos que dão forma ao edifício, bem como os componentes projetados para aumentar sua capacidade de adaptação a diferentes sítios de implantação reflete o desejo de torná-lo uma obra itinerante. Desejo esse que vai ao encontro das motivações da celebração do Ano da Internacional da Biodiversidade, isto é, evidenciar a importância do tema e levar sua mensagem ao maior número possível de pessoas.
Autora: Viviane Teixeira Iwakiri
Professora Orientadora: Andréa Berriel
Menção Honrosa na 23ª edição do Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação - Ópera Prima 2011.
http://www.arcoweb.com.br/especiais/opera-prima-2011-conheca-premiados-03-08-2011.html
http://archiprix.org/2013/index.php?project=3067