CENTRO PASTORAL NOSSA SENHORA DA SAÚDE
PORTUGAL
O Centro Pastoral, equipamento de características religiosas, será um conjunto constituído por dois volumes distintos mas interligados no seu programa funcional: Centro Catequético e Missa Ferial.
Ambos integrados no espaço privado envolvente à Capela de Nossa Senhora da Saúde, em Valongo, terão como objetivo proporcionar conforto e dignidade aos utilizadores, dado que os espaços atuais destinados à catequese e outras atividades já se encontram sobrelotados e obsoletos.
O edifício do Centro Catequético, de forma paralelepipédica, estende-se paralelamente ao edifício existente e à rua que o sustenta, situação que permitirá a acessibilidade direta ao interior, não só, às atuais áreas destinadas à catequese, como também à sacristia e mesmo ao interior da nave principal da Capela.
A implantação adotada permitirá, igualmente, um funcionamento autónomo da Capela, pois constitui frente urbana.
O programa do edifício é constituído por uma sala para serviços administrativos de apoio ao Centro, quatro salas distintas para o ensino da catequese, instalações sanitárias e uma sala polivalente para ações/manifestações mais numerosas. Estas salas, intencionalmente, desalinhadas apresentam-se como caixas soltas, de forma a animar o alçado lateral.
O outro edifício, de forma esférica, é complementar do Centro, e destinar-se-á à Missa Ferial e também ao ensino da catequese. Trata-se de um corpo amplo com características próprias para a valência em causa.
Um elemento vertical de natureza metálica e grande escala, sob a forma de crucifixo, será o elo de ligação e de identificação de todo o conjunto edificado.
Ao nível da construção, todo o conjunto será uniformizado e identificado pelo revestimento exterior das fachadas, a executar em chapa de “aço corten”, colocado sob sistema de fachada ventilada, cuja textura material e imagem cromática lhe confere protagonismo de referência no local.
Por contraste, os volumes soltos das salas, serão a executar em betão branco.
As esquadrias exteriores serão a executar em caixilharia de perfis de aço-corten, do tipo “secco sistemi”.
O lettring será executado em barras de aço inox escovado, aplicadas de cutelo.
Os pavimentos interiores prevêem-se, nas áreas de circulação e instalações sanitárias em “marmorite polido” com cores diversas, as salas de catequese, polivalente e administrativas serão a executar em soalho colado de madeira de sucupira, tal como as esquadrias interiores (portas, apainelados, armários e balcões de atendimento, etc.).
O recinto envolvente, ao nível dos arranjos exteriores, será também objeto de reformulação, prevendo-se um novo desenho para as áreas pedonais, a executar em betão poroso de cor terra cota e as restantes áreas serão para arrelvamento.