Keep Exploring Architizer by Creating a Free Account or Logging in.

This feature is for industry professionals.  To unlock it, signup and then join or add your company. To unlock this feature,  signup and then submit your professional details.

Membership is Free.

LinkedIn Facebook Google
or
Already a Member? Sign in.
Add To Collection Add to Collection
Casa Tarumã  

Casa Tarumã

Manaus, Brazil

View Original View Original
Add To Collection Add to Collection
View Original View Original
Add To Collection Add to Collection
View Original View Original
Add To Collection Add to Collection

Other Projects by Laurent Troost Architectures

Add To Collection Add to Collection

INGÁ Co-living

Add To Collection Add to Collection

Casa Guaporé

Add To Collection Add to Collection

Manga Building

Add To Collection Add to Collection

Casa Campinarana

Casa Tarumã

Manaus, Brazil

STATUS
Built
YEAR
2020
SIZE
3000 sqft - 5000 sqft
BUDGET
Undisclosed
A Casa Tarumã, localizada nas proximidades de um pequeno lago desaguando no Rio Tarumã, na cidade de Manaus, foi idealizada a partir dos mesmos princípios de sustentabilidade passiva do que a Casa Campinarana (2017) para garantir o conforto térmico de seus usuários: implantação adequada, beirais generosos, dimensionamento e orientação das aberturas para maximizar a ventilação cruzada, assim como a preservação dos sistemas ecológicos locais.

Para preservar grande parte da floresta e minimizar o desmatamento, a estratégia arquitetônica principal foi a inserção do volume principal num corte do terreno em declive, invertendo a tipologia habitacional clássica. Na Casa Tarumã, os quartos estão localizados no pavimento inferior e os ambientes de vida internos, o estar externo e a piscina, estão localizados no pavimento superior.

Para otimizar as relações entre espaços externos e internos e para otimizar a exposição aos fatores climáticos, a casa foi dividida em dois volumes: um longilíneo e outro com formato de torre-mirante, acessível por passarelas estreitas. O volume longilíneo abriga as funções que precisam estar protegidas do sol e das chuvas, tais como a sala de estar, de jantar e as suítes, enquanto o volume torre-mirante abriga as funções que não precisam estar protegidas do sol, tais como o depósito, a lavanderia, o quaradouro no pavimento inferior e a piscina e o deque mirante no pavimento superior.

Concebida como uma estrutura independente do resto da casa, a cobertura em aço corten do volume principal apresenta duas aguas com uma tiragem de ar na parte traseira, permitindo a fruição dos ventos e a criação de um colchão de ar entre a cobertura e os ambientes regriferados, protegendo o conforto térmico do volume de vida do pavimento superior da casa. O telhado recebeu uma platibanda invertida do lado do sol poente para maior proteção do sol equatorial e privacidade da casa. A largura reduzida do volume principal foi planejada para a garantia da ventilação cruzada em todos os ambientes. Com suas janelas deslizantes em dois lados, a sala de vida envidraçada do pavimento superior permite uma integração total com o estar coberto, a piscina e a natureza.

Parafraseando o Roteiro de Armando de Holanda, foi proposta “uma arquitetura sombreada, aberta, continua, vigorosa, acolhedora e envolvente que, ao nos colocar em harmonia com o ambiente tropical, nos incite a nele viver integralmente.”

--

CREDITOS
Área construída: 403,73 m²
Projeto: 2019-2020
Obra: 2019-2020
Autor do Projeto: Laurent Troost
Equipe: Laurent Troost, Raquel Brasil dos Reis, Amanda Perreira, Fernanda Martins
Projeto Estrutural: Secope Engenharia Ltda
Projetos Complementares: RB Instalações Ltda
Construção: Helena Rabello, Daniel Herzson
Créditos fotográficos: Joana França

Product Spec Sheet

Were your products used?
Join as a manufacturer to add your products.

Collaborating Firms

Team