Com vista para o mar, um volume cor de areia se acomoda mimeticamente em meio ao verde exuberante, em plena integração com a natureza. De frente para a praia da Baleia, no litoral de São Paulo, a Casa JD é o local de encontro e descanso para uma família composta por um casal e seus quatro filhos adultos.
Os clientes, que costumam receber familiares e amigos e frequentar o litoral semanalmente, desejavam ambientes espaçosos e privados, ainda que conectados ao entorno natural. Para isso, um grande vão no living foi concebido, com apenas um pilar circular em sua extremidade suportando toda a laje e o balanço da cobertura externa. O resultado traz grande permeabilidade visual de dentro para fora: tanto a vista para a praia quanto o denso paisagismo na lateral do lote parecem adentrar na residência, tamanha a conexão entre o interior e o exterior.
Para solucionar este desafio estrutural, projetamos uma grande viga protendida invertida, que também serve como guarda-corpo das suítes do pavimento superior. Como forma de amplificar ainda mais a área social, o espaço introduz diferentes alturas de teto. Ao centro do espaço, em pé-direito duplo, uma abertura zenital ilumina a parede branca suspensa, irradiando luz natural pela sala. Conectando os três pisos, a marcante escada em madeira é definida pelo ritmo de tirantes metálicos verticais em toda sua extensão.
Ao redor, o ambiente é complementado por pé-direito simples, em configurações convidativas. De um lado, no acesso à residência, temos o home theater, delimitado por um móvel amorfo em madeira que se assemelha a uma escultura; do outro lado, temos a sala de jantar, envolvida por aletas em madeira que permitem a circulação natural de ar e seguem o mesmo alinhamento do forro.
Em meio a uma decoração minimalista, a seleção de mobiliários com tons neutros permite que a natureza assuma o protagonismo do espaço. Pedra, madeira, linho, metal, veludo e camurça são algumas das texturas que se mesclam em harmonia nos ambientes. Na composição entre design nacional e peças importadas, o destaque vai para a mesa de jantar Rino - desenhada por Arthur Casas para Etel - e para o sofá Shorty - desenhado por Vladimir Kagan.
Na porção frontal da casa, uma generosa varanda coberta por pérgola e uma piscina compõem a área externa, onde é possível contemplar a paisagem. Como solução de proteção desse terraço, toldos retráteis foram inseridos no interior da estrutura, permitindo a entrada total do sol quando recolhidos. O paisagismo foi pensado para se mesclar à restinga, vegetação típica litorânea.
O piso inferior da casa traz uma área de jogos, com home theater, spa e duas suítes de hóspedes com jardim privativo. Já o pavimento superior conta com quatro suítes para os filhos distribuídas por sua extensão, além da suíte master na frente da casa, com vista direta para a praia.
A fachada de tijolos de concreto permite fácil manutenção, além de oferecer um visual dinâmico: cada andar é envolvido por um tipo de revestimento e paginação em tons beges, de maneira a destacar os volumes da casa. O piso, com exceção das áreas molhadas e escadas, é completamente definido pela mesma superfície: a pedra Limestone Mont Dore. A materialidade é complementada pela madeira: o Carvalho está presente nos forros, escadas e interior das aletas da sala de jantar; já a Accoya, resistente às intempéries do litoral, está presente nas testeiras, portas camarão e no revestimento das aletas.