RESIDÊNCIA BARRA DO UNA
FICHA TÉCNICA:
Projeto de Arquitetura: Vasco Lopes
Conclusão da obra: 2022
Construção: Joacy
Marcenaria: Antônio Carlos
Materiais: Tijolo, cimento queimado, madeira, Vidrotil (pastilha de vidro), Deca (louças e metais), La Fonte (dobradiças e fechaduras), impermeabilização (Vedaprem branco) Vedacit, Ar Condicionado (Gree).
DESCRITIVO:
Reforma e acréscimo em residência existente com projeto original do escritório do ano de 1996. Pensada para ser uma casa de praia simples e prática, tem metragem reduzida e cômodos interligados, utilizando-se de materiais e técnicas construtivas da região. Predominam o tijolo aparente e paredes em alvenaria com pintura. Lajes e pisos são de madeira bruta nos mezaninos e cimento queimado em todo o pavimento térreo. Desde sua origem, o projeto foi concebido de forma que a casa pudesse ser construída em três etapas, com blocos distintos e interligados.
No bloco da fachada, o primeiro a ser construído, foi criado um pé-direito duplo sobre a área de estar que leva a um mezanino utilizado como dormitório. Excluindo o banheiro no pavimento térreo, a planta não conta com cômodos fechados, sendo o restante todo interligado, valorizando a iluminação natural e a ventilação cruzada.
A próxima etapa de construção trouxe a varanda coberta e o segundo bloco, volume em alvenaria convencional pintado de azul. Com telhado de duas águas e jardim em ambos os lados, a ampla varanda faz a ligação do bloco frontal com o posterior, que conta com sala íntima, mezanino (utilizado como segundo dormitório) e banheiro. A varanda abriga ainda área de estar e jantar externas, local para pendurar redes e churrasqueira construída em volume único de alvenaria pintada de amarelo, contrastando com os volumes azuis do restante da casa.
O terceiro e último acréscimo à construção foi o bloco de alvenaria pintado de branco, conectado com o segundo volume, onde existe um terceiro dormitório e um depósito voltado para os fundos do terreno.