Morando em um grande sobrado, a Isabel buscava um lugar mais tranquilo e menor para morar. Sem abrir mão da região de onde mora há anos, encontrou um condomínio de prédios em uma rua bastante bucólica, bem arborizada e cercada de praças. Ambiente ideal para passear com o Bariloche, seu cachorro, e próximo ao trabalho dela e do seu filho Chico, também morador da nova morada. O apartamento, com 65 m², originalmente era constituído de sala, cozinha, lavanderia, banheiro e 3 dormitórios.
Atendendo ao desejo de ter uma suíte e espaços mais amplos e integrados para receber, demolimos as paredes que dividiam a cozinha e um dos quartos da sala, integrando-os, criando assim um grande espaço de convivência, com área de estar e tv, sala de jantar, espaço de trabalho e cozinha com ilha de apoio.
Outra solução adotada foi a de integrar o banheiro existente ao quarto vizinho a ele, criando uma suíte, e utilizar o antigo espaço de lavanderia para um novo banheiro. Este para atender ao outro dormitório e a área social. Com isso, a cozinha foi reduzida de seu tamanho original para dar espaço à nova lavanderia, menor mas adequada para a rotina da Isabel.
O novo banheiro, que atende também a área social, ganhou uma roupagem de lavabo com uma bancada em madeira tauari, espelho redondo e cuba de apoio, dando uma aparência mais enxuta, apesar do box, com pouca marcenaria.
Por ser no primeiro andar, esta abaixo das copas das árvores, não tendo uma incidência tão abundante de luz natural, trabalhamos com todas as superfícies de parede, teto e armários dos quartos brancos, para auxilio na luminosidade dos ambientes, e com pisos claros nas áreas sociais, como cimento queimado em tom claro e ladrilhos com predominância do branco em sua geometria. Com a abertura dos cômodos para integração com a sala, ganhamos também mais aberturas para a ventilação desta área, melhorando o conforto em dias quentes.
Isabel coleciona objetos de viagem e muitos livros, fruto também de sua vida acadêmica. Ela adora cores e sonhava com uma casa colorida, com um estilo mais atual mas que pudesse integrar com suas mobílias afetivas, que são mais rústicas, estilo do qual gosta bastante. Para juntarmos todos estes pontos num único convergente, adotamos os objetos dela e novos como os pontos de cor dos espaços, para não perdermos os ganhos em iluminação com as superfícies brancas propostas. Também todos os móveis são em marcenaria sob medida, com tons claros nos dormitórios , e amadeirados e azul na área social. Todos em linhas retas e sem puxadores, deixando suas superfícies mais limpas para não carregar visualmente.