O arquitecto é sempre o primeiro a entrar e o último a sair. Antes do edifício ganhar forma. Depois do edifício ganhar vida. Da concepção à construção, na pmc há uma procura contínua de rigor e controlo de todas as etapas do processo criativo.
Dependendo do futuro uso de cada edifício, da escala, do contexto em que está inserido e da visão de cada cliente, cada projecto é desenvolvido a partir de uma análise sensível das variáveis que o definem. As ideias transformam-se em objetos sustentáveis.
O nosso método de trabalho é por isso muito personalizado e adaptado a cada novo projecto, com o objetivo de apresentar e executar propostas únicas, que partindo das necessidades específicas de cada cliente, as possam transcender. Durante este processo valorizamos o trabalho de equipa com os vários especialistas, com quem temos uma intensa colaboração e que contribuem decisivamente para a coerente materialização do projecto e para a sua plena funcionalidade.
A atenção aos pormenores, que se irá revelar no grau de sofisticação da obra, e o empenhamento no acompanhamento durante a fase de construção, são essenciais para garantir a qualidade construtiva que se pretende. São projetos desenhados para durar, onde a integração com a envolvente é sempre primordial, a relação com o cliente fundamental e a atenção aos detalhes um compromisso.
Fundado em 1993 pelos arquitetos Carlos Sousa Coelho e Miguel Passos de Almeida, o atelier pmc desenvolve a sua atividade em múltiplas áreas da arquitetura, com especial ênfase na reabilitação, novos projectos imobiliários e nos escritórios.
Tudo começou com um projecto para um conjunto de habitação económica em Almada. Recém-formados pela FAUTL, os jovens arquitectos apresentam a sua ideia para o complexo e vencem um concurso internacional. Este seria o projecto inaugural da pmc.
Entre 2000 e 2011, a arquitecta Leonor Duarte Ferreira junta-se aos fundadores e irá desenvolver alguns dos projetos mais emblemáticos e singulares do atelier, como a Casa no Penedo ou a Casa na Aroeira. Em 2015 é a vez de Gorka Goitia se juntar ao grupo, após 8 anos de cúmplice colaboração.
Precursor na área da reabilitação arquitectónica, o atelier continua a contribuir, através da sua experiência acumulada, para o desenvolvimento desta área de grande importância no rejuvenescimento arquitectónico e económico do meio urbano. Mais recentemente, tem vindo ainda a envolver-se com outras vertentes, como a arquitectura hospitalar, na qual tem promovido parcerias estratégicas com outros ateliers, dos quais se destacam a MM concept e a Openbook.
Com obras publicadas em livros e revistas da especialidade, destacam-se entre os trabalhos mais reconhecidos do atelier, o complexo Spazio, no Estoril (1º Prémio revista Imobiliário 2006, Categoria Habitação), a Adega Logowines em Évora, a sede regional da EDP em Penafiel e o empreendimento L’Orangerie em Vilamoura.