De uma forma geral pretende-se com esta intervenção modernizar o espaço e torná-lo mais funcional. Como tema para a intervenção entendeu-se adequado a reinterpretação moderna dos motivos decorativos tradicionais portugueses.
Os materiais principais a utilizar serão:
Madeira – Maciça e OSB
Azulejos com motivos de inspiração tradicional portuguesa e outros
Ardósia negra onde serão escritas as ementas do dia
aço inox
Pintura Branca
A distribuição espacial interior foi mantida no essencial, embora o layout dos equipamentos tenha sofrido alterações com vista à melhoria da funcionalidade do espaço. Neste sentido propõem-se a abertura de um vão para passagem do serviço para a sala de jantar (este não se encontra representado nas peças desenhadas por não sabermos da sua exequibilidade).
O balcão é novo contendo uma zona de banca e a zona da cerveja à pressão, e a parte inferior com portas fechadas para arrumação. A vitrine do banho maria é nova e de maiores dimensões para ter também uma zona a fresca para sobremesas, a zona inferior poderá servir de apoio a balcão de frio. O balcão de frio existente passa para trás, junto á parede da cozinha, sofrendo algumas adaptações. A restante parede confinante com a cozinha é completada com uma bancada fechada para arrumação. Sobre a atual maquina da cerveja de pressão propõem-se um tampo que serviria para apoio ao serviço da sala de jantar que seria feito nesta zona com recurso a ligeiras alterações no postigo existente. Toda a bancada que confina com a cozinha é rematada com uma forra em chapa de inox para permitir uma melhor limpeza.
A frente do balcão e a porta a criar no mesmo alinhamento serão revestidos com ripado de madeira envernizada.
A parede adjacente à sala de jantar será revestida com azulejo da RECER série Twenties de várias referencias, inspirados na tradição dos azulejos portugueses.
As restantes paredes serão forradas com placas de OSB (aglomerado de partículas de madeira longas e orientadas) de 15mm de espessura acabadas com verniz de poliuretano.
Estão ainda previstos o revestimento parcial do teto e da parede à esquerda da porta de entrada com placas de gesso cartonado de modo a marcar a zona de balcão e por forma a esconder as tubagens e caminhos de cabos existentes.
A entrada no espaço faz-se por uma escada que vence uma diferença de cota de 68cm, esta escada é atualmente em chapa metálica com degraus abertos sem formação de patamar no interior. Optou-se por propor umas escadas em betão com patamar no interior, revestida a material cerâmico. As escadas serão ladeadas por um murete revestido a ripado de madeira idêntico ao utilizado para revestir o balcão e encimado com um guarda corpos em vidro laminado apoio sobre estrutura em aço inox.
Junto à escada organiza-se uma zona de mesas, com recurso a um banco corrido de fabrico personalizado almofadado no assento e nas costas e forrado com tecido lavável. Esta zona além de dar apoio à zona de bar pode servir para refeições quando se justifique.
Relativamente ao frigorífico dos vinhos consideramos que seria mais adequada a sua localização na sala de jantar junto à passagem.
Iluminação
A iluminação será renovada e procurará valorizar todo o espaço, recorrendo para o efeito a 4 tipos de luminárias:
sanca de luz embutida no teto falso sobre a parede atrás do balcão
focos de encastrar para marcação da zona de balcão
candeeiros de pendurar sobre as mesas
luminárias para iluminação geral